Planejamento de Informações Públicas (Municipais ou Estaduais) |
9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria) O projeto de Planejamento Estratégico de Informações Públicas (Municipais ou Estaduais)” é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para modelar informações, avaliar e propor sistemas de informação para a organização, e como conseqüência, os recursos necessários de tecnologia da informação. Contempla informações operacionais, gerenciais e estratégicas, nas modalidades triviais e inteligentes (informações personalizadas e oportunas). É um instrumento indispensável para as decisões da gestão pública (municipal ou estadual). A metodologia é composta por fases e subfases, destacando: a. Organizar o projeto; b. Capacitar a equipe; c. Identificar objetivos, estratégias e ações públicas (revisar Planejamento Estratégico - PE Público). d. Identificar informações públicas; e. Avaliar sistemas de informação (SI); f. Planejar sistemas de informação (SI); g. Avaliar e planejar tecnologia da informação (TI); q. Estabelecer prioridades e necessidades; t. Elaborar planos de ação; u. Gerir, divulgar, documentar e aprovar. Cada uma dessas fases é composta por uma ou mais subfases. Metodologia do projeto de “Planejamento de Informações Públicas (Municipais ou Estaduais) - PEIP”:
O planejamento de informações e a sistematização das informações públicas são elaborados com base no "Modelo de Informações Públicas". Esse modelo descreve todas as informações necessárias para a gestão municipal. As informações necessárias podem ser estruturadas em níveis ou tipos de informações (NI), ou seja, estratégica, gerencial e operacional. Podem estar distribuídas nas respectivas funções ou temáticas municipais. E conseqüentemente desmembradas ou decompostas em seus respectivos módulos (ou subsistemas). Por exemplo:
Essa metodologia e modelos podem ser alterados ou adaptados para cada projeto e para cada organização pública ou prefeitura. Livros-referência:
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