Modelo OBI - Organizational Business Intelligence Imprimir

Denis Alcides Rezende
Educação e Consultoria em Informação e Estratégia
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Modelo OBI - Organizational Business Intelligence

O modelo contempla a integração de estratégias, planejamentos, projetos, processos organizacionais e respectivos recursos humanos adequados, os quais propiciam a elaboração de modelos de informação.

Os “modelos de informação” formalizam dados para uma base única, e por meio de um software BI, sugerem decisões inteligentes para os gestores da organização.

Parte-se do princípio que Organizational Business Intelligence (OBI) é um modelo de gestão para a organização, onde o Software BI é um instrumento de apoio à gestão inteligente da organização.

Leva em conta o conceito: inteligência organizacional como o somatório dos conceitos de inovação, criatividade, qualidade, produtividade, efetividade, perenidade, rentabilidade, modernidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento (REZENDE, 2002).

Envolve os projetos:

O planejamento estratégico da organização é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização.

O planejamento de informações é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para formalização estruturada das informações necessárias para gestão da organização e para auxiliar as suas decisões nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. É elaborado com base nos Modelos de Informações Organizacionais.

O planejamento de sistemas de informação é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para formalização estruturada dos sistemas de informação necessários para gestão da organização e para auxiliar as suas decisões nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. E como conseqüência, para a adequação dos recursos da tecnologia da informação e dos conhecimentos das pessoas envolvidas.

O planejamento da tecnologia da informação é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para formalização estruturada dos recursos computacionais da tecnologia da informação necessários para gestão da organização e para auxiliar as suas decisões nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. Contempla os componentes: hardware, software, sistemas de telecomunicações e recursos de gestão de dados e informação.

O planejamento de conhecimentos é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para formalização estruturada dos conhecimentos necessários para gestão da organização e para auxiliar as suas decisões nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. O conhecimento é tácito das pessoas da organização. A gestão do conhecimento é o compartilhamento das melhores práticas das pessoas da organização. O mapa de conhecimentos organizacionais descreve os conhecimentos das pessoas das organizações que podem ser compartilhados.

Os processos organizacionais ou a formalização dos procedimentos operacionais da organização contemplam a descrição detalhada da elaboração dos serviços correspondentes à execução das atividades ou dos produtos ou serviços da organização. Estão relacionados com a competência essencial (core competence) ou núcleo da organização, em outras palavras, com o “segredo” da atividade pública ou negócio privado e da elaboração dos produtos ou serviços organização.

O perfil dos recursos humanos é o conjunto das competências e habilidades necessárias para que as pessoas possam atuar de forma efetiva na organização. Está direcionado para basicamente três tipos: gestor; “não gestor” ou técnicos; e auxiliares.

Os demais projetos sãos complementares.
De forma reducionista, a inovação é fazer diferente com valor agregado. Não é inventar ou fazer algo novo.
A criatividade é a capacidade de gerar soluções com os recursos disponíveis.
A qualidade é a adequação dos produtos ou serviços ao mercado consumidor ou à satisfação do cliente. Contempla também o cliente interno ou funcionário.

A produtividade é o resultado da organização com qualidade, considerando adequação dos seus produtos ou serviços e a satisfação dos seus clientes ou consumidores.
A competitividade é diferencial do concorrente ou competidor com seus produtos ou serviços substitutos. A inteligência competitiva é o diferencial inteligente frente aos concorrentes ou competidores e seus produto ou serviços substitutos.
A perenidade é a permanência da organização no mercado ou a perpetuidade dos produtos ou serviços.
A efetividade é o somatório da eficiência (desempenho), eficácia (resultado) e economicidade (ou valor ou custo adequado).
A rentabilidade ou sustentabilidade financeira é entrada, gestão e uso adequado do dinheiro da organização. Para as organizações privadas é o dinheiro disponível relacionado com o lucro da organização.
A modernidade é o conceito abstrato de atualidade ou de não antiquado, relacionado com os produtos ou serviços inteligentes da organização.

A gestão de projetos é um recurso ou instrumento multidisciplinar de gestão de atividades ou ações da organização. Todas as estratégias e ações da organização devem ser entendidas como projetos. São inúmeras as teorias ou modelos e instrumentos ou técnicas de gestão de projetos disponibilizadas pela ciência da administração e da engenharia, dentre os quais se destacam o PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle), o PERT/CPM (Program Evaluation Review Technique / Critical Path Method) e o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute). Um modelo, método e instrumento ou técnica de gestão de projetos devem ser adotados pela organização, desde seu início até a sua conclusão dos projetos.

Os modelos de informações organizacionais são documentos (ou softwares) que descrevem todas as informações necessárias para gestão da organização. Sejam triviais, oportunas ou personalizadas, as informações necessárias podem ser estruturadas em níveis ou tipos de informações (estratégica, gerencial e operacional). Tais informações podem estar distribuídas nas seis convencionais funções organizacionais e desmembradas em seus respectivos módulos ou subsistemas.

Um Projeto de Inteligência Organizacional ou Organizational Busines Intelligence (OBI) deve ser elaborado de forma personalizada para cada Organização (privada ou pública). Projeto OBI 9D Consultoria.

Fonte Livros Denis Alcides Rezende:

Inteligência organizacional como modelo de gestão OBI: Atlas, 2015.
Planejamento estratégico público ou privado: 3 ed. Atlas, 2015.
Planejamento de sistemas de informação e informática: 5 ed. Atlas, 2016.
Sistemas de informações organizacionais: 5 ed. Atlas, 2013.
Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: 9 ed. Atlas, 2013.

Acesse Informações adicionais sobre livros: www.denisalcidesrezende.com.br/livros/livros-publicados/livros.html