Planejamento Estratégico Público ou Privado: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015. (ISBN: 978 85 224 9859 8). Autor: Denis Alcides Rezende.
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Livro: Planejamento Estratégico Público ou Privado: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015. (ISBN: 978 85 224 9859 8). Autor: Denis Alcides Rezende.
Apresenta uma metodologia prática para elaboração do projeto de planejamento estratégico para organizações públicas ou privadas, incluindo organizações não governamentais e outras instituições.
As premissas, o conceito e a metodologia ou roteiro para projeto estão direcionados para revitalizar os serviços públicos existentes ou os negócios privados e também para criar um novo empreendimento, serviço ou produto.
O planejamento estratégico é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Também pode ser chamado de Plano de Negócio. É um relevante instrumento para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso e a inteligência das organizações.
A obra descreve fases, subfases e produtos, detalhando de forma objetiva a visão moderna e a aplicação prática de um guia para planejamento estratégico das organizações, com exemplos para facilitar a elaboração do projeto.
A metodologia proposta especifica as fases: análises organizacionais; diretrizes organizacionais; estratégias organizacionais; e controles organizacionais e gestão do planejamento. Além dessas fases, também apresenta os conceitos e premissas de administração estratégica; pensamento estratégico; informação e conhecimento; funções organizacionais públicas ou privadas; alinhamento estratégico; empreendedorismo; liderança; inovação; gestão de projetos; inteligência organizacional; gestão pública ou privada planejamento pessoal, familiar e profissional.
Na segunda edição foi adicionado o Capítulo 7. Implantação e Execução do Planejamento Estratégico Público ou Privado, pois essa atividade em sido a mais desafiadora após a elaboração desse projeto, que se transforma em um processo organizacional continuo.
Na terceira edição foi adicionado o Capítulo Planejamento Estratégico Público ou Privado por meio do Balanced Scorecard (BSC) com suas perspectivas adaptadas à realidade da organização pública ou privada.
É transcrita nesta obra grande parte da experiência do autor em projetos de planejamento estratégico adquirida em pesquisas acadêmicas, em sala de aula e em trabalhos de assessorias em organizações de diferentes segmentos públicos e privados.
Destaques do livro:
É oriundo de projetos realizados em organizações desde 2001 (em organizações públicas e privadas).
Tem como base os livros antecessores:
REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico para organizações privadas e públicas: guia prático para elaboração do projeto de plano de negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
e
REZENDE, Denis Alcides; CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. Planejamento estratégico municipal: empreendedorismo participativo nas cidades, prefeituras e organizações públicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
Também tem como base o livro 7 versões anuais de "apostilas" utilizadas em aulas com projetos elaborados por alunos de graduação, especialização e MBA (muitos deles também empresários).
Detalha um roteiro completo para elaborar um projeto integrado de planejamento estratégico de organizações públicas e privadas, seja para criar uma nova organização ou revitalizar a existente.
Propõe uma metodologia com fases, subfases, produtos e pontos de avaliação da qualidade.
Para facilitar a elaboração do projeto apresenta exemplos de cada subfase do planejamento estratégico.
Também sugere como elaborar o planejamento pessoal, familiar e profissional.
Uma estrutura do projeto (no editor de textos) é fornecida para facilitar a elaboração do Planejamento Estratégico, contendo:
a. Capa do projeto.
b. Resumo do projeto (sumário executivo).
c. Sumário do projeto (índice).
d. Dados da organização.
e. Fase 0 - Organização, divulgação e capacitação.
f. Fases do projeto (metodologia).
g. Documentação e aprovação.
h. Anexos e apêndices.
A metodologia proposta com base nos preceitos da inteligência organizacional contempla cinco fases.
Com base nessa metodologia são elaborados Projetos de Planejamento Estratégico em organizações publicas e privadas.
O livro contém os capítulos:
1. PREMISSAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1. Administração estratégica
1.2. Pensamento estratégico
1.3. Informação e conhecimento
1.4. Funções organizacionais públicas ou privadas
1.5. Alinhamento do planejamento estratégico com sistemas e tecnologia da informação
1.6. Empreendedorismo
1.7. Liderança
1.8. Inovação
1.9. Gestão de projetos
1.10. Inteligência organizacional
1.11. Gestão pública ou privada
1.12. Planejamento pessoal, familiar e profissional
2. CONCEITO, ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1. Conceito de planejamento estratégico
2.2. Plano de negócio e planejamento estratégico
2.3. Metodologia e projeto de planejamento estratégico
2.4. Fase 0 - Organização, divulgação e capacitação no projeto de planejamento estratégico
2.4.1. Subfase 0.1. Entender a organização para o projeto de planejamento estratégico
2.4.2. Subfase 0.2. Conhecer o local do projeto de planejamento estratégico
2.4.3. Subfase 0.3. Adotar conceito do projeto de planejamento estratégico
2.4.4. Subfase 0.4. Definir o objetivo do projeto de planejamento estratégico
2.4.5. Subfase 0.5. Definir a metodologia do projeto de planejamento estratégico
2.4.6. Subfase 0.6. Definir equipe multidisciplinar do projeto de planejamento estratégico
2.4.7. Subfase 0.7. Divulgar o projeto de planejamento estratégico
2.4.8. Subfase 0.8. Capacitar os envolvidos no projeto de planejamento estratégico
2.4.9. Subfase 0.9. Definir instrumentos de gestão do projeto de planejamento estratégico
2.4.10. Subfase 0.10. Elaborar plano de trabalho do projeto de planejamento estratégico [orçamento]
3. ANÁLISES ORGANIZACIONAIS
3.1. Análise das funções organizacionais
3.2. Análise setorial da organização
3.2.1. Análise dos cidadãos ou clientes, consumidores e potenciais
3.2.2. Análise dos fornecedores
3.2.3. Análise dos competidores ou concorrentes
3.2.4. Análise dos serviços ou produtos substitutos
3.3. Análise da estrutura organizacional
3.4. Análise do modelo de gestão da organização
3.5. Análise dos sistemas de informação e da tecnologia da informação da organização
3.5.1. Análise dos sistemas de informação da organização
3.5.2. Análise da tecnologia da informação da organização
3.6. Análise das influências da organização
3.6.1. Análise do ambiente legal ou de legislação
3.6.2. Análise do ambiente econômico
3.6.3. Análise da demografia
3.6.4. Análise do ambiente tecnológico e inovador
3.6.5. Análise do ambiente social
3.6.6. Análise do ambiente cultural
3.6.7. Análise do ambiente político
3.6.8. Análise do ambiente natural, ecológico ou ambiental
3.7. Análise dos ambientes da organização
3.7.1. Análise interna das forças e fraquezas da organização
3.7.2. Análise externa das oportunidades e ameaças ou riscos à da organização
3.8. Análise dos fatores críticos de sucesso da organização
3.9. Outras análises complementares
4. DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS
4.1. Negócio ou atividade da organização
4.1.1. Atividade pública ou negócio privado convencional
4.1.2. Atividade pública ou negócio privado ampliado
4.1.3. Serviços ou produtos
4.1.4. Cidadãos ou mercado alvo
4.1.5. Local de atuação
4.2. Missão da organização
4.3. Visão da organização
4.4. Valores da organização
4.5. Políticas da organização
4.6. Macro-objetivos organizacionais e objetivos da organização
4.6.1. Macro-objetivos organizacionais ou objetivos estratégicos da organização
4.6.2. Objetivos da organização ou objetivos funcionais
4.7. Modelagem dos processos ou procedimentos operacionais da organização
5. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
5.1. Cenários de posicionamentos estratégicos ou macroestratégias
5.2. Estratégias da organização
5.3. Planos de ações das estratégias da organização
5.4. Análise de custos, benefícios, riscos e viabilidade
5.5. Mapeamento financeiro da organização
6. CONTROLES ORGANIZACIONAIS E GESTÃO DO PLANEJAMENTO
6.1. Níveis de controles do planejamento e da organização
6.1.1. Controle estratégico
6.1.2. Controle tático ou gerencial
6.1.3. Controle operacional ou técnico
6.2. Meios de controles do planejamento e da organização
6.2.1. Controles por meio da auditoria
6.2.2. Controles por meio de sistemas de indicadores
6.2.3. Controles por meio de sistemas de informação e sistemas de conhecimentos
6.2.4. Controles por meio da tecnologia da informação
6.2.5. Controles por meio do Balanced Scorecard (BSC)
6.2.6. Controles por outros meios
6.3. Periodicidades do projeto de planejamento estratégico
6.3.1. Período de validação ou abrangência do projeto de planejamento estratégico
6.3.2. Período de revisão do projeto de planejamento estratégico
6.4. Gestão do projeto de planejamento estratégico
7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO OU PRIVADO POR MEIO DO BALANCED SCORECARD
7.1. Conceito de Balanced Scorecard (BSC)
7.2. Perspectivas ou abordagens do BSC
7.3. Indicadores e BSC
7.4. Projeto de planejamento estratégico com BSC
7.5. Mapa estratégico e execução do PE com BSC
8. IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO OU PRIVADO
8.1. Implantação do planejamento estratégico
8.1.1. Aprovação e disponibilização do relatório final
8.1.2. Divulgação do planejamento estratégico
8.1.3. Formalização do comitê gestor
8.1.4. Integração com demais planos e projetos da organização
8.1.5. Início da segunda versão do projeto
8.2. Execução do planejamento estratégico
8.2.1. Efetivação e alinhamento do processo estratégico
8.2.2. Agenda formal do comitê gestor
8.2.3. Capacitação constante dos envolvidos
8.2.4. Revisão dos indicadores e resultados
8.2.5. Gestão dos planos de ações
8.2.6. Escritório de projetos e processos (sala de reuniões estratégicas)
8.2.7. Contribuições para inteligência organizacional
Vendas
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Sugestões
Para sugestões, contribuições, críticas e contato:
Fone 55 xx (41) 9974-1168 - Curitiba - Paraná - Brasil
ou use o e-mail do autor: Denis Alcides Rezende -
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Os professores podem solicitar transparências do livro e roteiro para Projetos (identifique-se e solicite via e-mail).