Planejamento de Sistemas de Informação e Informática: guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2016. (ISBN: 978 85 224 6122 9). Autor: Denis Alcides Rezende.
Informação da Imagem
Livro: Planejamento de Sistemas de Informação e Informática: guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2016. (ISBN: 978 85 224 6122 9). Autor: Denis Alcides Rezende.
Relata sobre conceitos, modelos e formas de aplicação do planejamento estratégico organizacional, planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimentos e da informática ou tecnologia da informação nas organizações privadas e públicas.
A quarta edição (e sexta impressão) foi elaborada a partir uma ampla revisão do texto fortalecida pelas sugestões das organizações que elaboraram o projeto aqui proposto e pelas inúmeras contribuições dos leitores e professores que adotaram a metodologia descrita nesta obra. A metodologia sugerida foi complementada com o conceito de Fase 0 de Projeto e com exemplos complementares.
A terceira edição (e quarta impressão) foi elaborada a partir uma ampla revisão do texto fortalecida pelas sugestões das organizações que elaboraram o projeto aqui proposto e pelas inúmeras contribuições dos leitores e professores que adotaram a metodologia descrita nesta obra. Também reiterou as temáticas relacionadas com as organizações públicas e com as esferas do governo (federal, estadual e municipal).
Para contribuir com a inteligência empresarial ou organizacional, essa obra apresenta modelos de integração e de alinhamento do planejamento estratégico das organizações com o planejamento da tecnologia da informação por meio de metodologias de elaboração desses planejamentos.
O objetivo principal é descrever as partes, fases, subfases e produtos da metodologia para desenvolvimento do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática ou tecnologia da informação nas organizações. Detalhando de forma objetiva a visão moderna e a aplicação adequada de um guia prático de planejamento da tecnologia da informação integrada aos objetivos, estratégias e ações organizacionais para contribuir de maneira efetiva com os CIOs (Chief Information Officer) e os CEOs (Chief Executive Officer) das organizações.
O capítulo 1 foi totalmente reescrito para atender as atuais exigências das organizações privadas ou públicas. O capítulo 2 que fundamenta conceitos de autores consagrados em suas respectivas áreas, foi atualizado. O capítulo 3 apresenta uma metodologia inédita e embasada em projetos realizados em múltiplas e diferentes organizações. O capitulo 4 foi adicionando apresentando as relações do projeto de planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática com Cobit, ITIL e PMBOK / PMI™.
Apesar de estar transcrita nessa obra grande parte das experiências vivenciadas do autor adquiridas desde 1980, nas pesquisas acadêmicas, nas salas de aulas e nos recentes projetos de consultoria em organizações de diversos segmentos, especificamente esse livro foi escrito ao longo desses últimos doze anos. Esta metodologia permite a flexibilização e adequação nos projetos organizacionais a serem elaborados.
A metodologia para desenvolvimento do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática ou tecnologia da informação aqui detalhada, foi exercitada em diversas organizações dos segmentos, tais como, indústrias, comércios, prestadoras de serviços e públicas (pequenas, médias e grandes organizações) e do governo (federal, estadual e municipal). Em cada organização a metodologia foi adequada as suas realidades peculiares. Nessas organizações os resultados foram muito profícuos, gerando benefícios e contribuições para os negócios empresariais ou as atividades públicas e seus objetivos organizacionais, para a unidade da tecnologia da informação e principalmente para o crescimento da capacitação das pessoas participantes, no sentido profissional e também pessoal.
É muito gratificante vivenciar as efetivas contribuições e os benefícios inquestionáveis para as organizações que utilizam essa metodologia. Em particular, a imagem positiva dos CIOs, das equipes e da Unidade da Tecnologia da Informação é visível a partir dos impactos construtivos e dos resultados relevantes e inexoráveis do projeto elaborado.
Destaques do livro:
O livro põe em prática a tese de doutorado do autor
que foi pesquisada junto a 78 grandes organizações brasileiras.
Também contempla pesquisas do pós-doutorado em Administração (FEA/USP) que analisa o planejamentos públicos municipais, os sistemas de informação, a tecnologia da informação e o governo eletrônico.
Descreve detalhadamente o "passo a passo" da elaboração do
Planejamento de Informações Organizacionais
e
Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação nas organizações
(antigo nome do Plano Diretor de Informática).
Aplicação do livro:
Destinado aos CIOs (Chief Information Officer) das organizações privadas e públicas que utilizam a Tecnologia da Informação como uma ferramenta estratégica.
Recomendado também às software-houses, aos profissionais e aos acadêmicos que estão envolvidos com planejamento de informações organizacionais, sistemas de informação, gestão e sistemas de conhecimentos e tecnologia da informação e seus recursos.
No meio acadêmico pode ser utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação, como componente de planos de aulas das disciplinas de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL, INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INFORMAÇÕES, PLANEJAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA, GESTÃO DE INFORMAÇÕES, GESTÃO DO CONHECIMENTO, GERÊNCIA DE INFORMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e TEORIA GERAL DE SISTEMAS.
O livro contém os capítulos:
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL.
1.1. Premissas do planejamento estratégico
1.1.1. Administração estratégica
1.1.2. Pensamento estratégico
1.1.3. Informação e conhecimento
1.1.4. Funções organizacionais
1.1.5. Empreendedorismo
1.1.6. Liderança
1.1.7. Inovação
1.1.8. Gestão de projetos
1.1.9. Inteligência organizacional
1.2. Organização do planejamento estratégico organizacional
1.2.1. Conceito de planejamento estratégico organizacional
1.2.2. Objetivo e metodologia para o planejamento estratégico organizacional
1.2.3. Equipe multidisciplinar do planejamento estratégico organizacional
1.2.4. Capacitação das pessoas e planos de trabalho do planejamento estratégico organizacional
1.3. Metodologia e projeto de planejamento estratégico organizacional
1.3.1. Metodologia de planejamento estratégico organizacional
1.3.2. Projeto de planejamento estratégico organizacional
1.3.3. Gestão, divulgação, documentação e aprovação do projeto de planejamento estratégico organizacional
1.3.4. Fase 0 - Organização, divulgação e capacitação no projeto de planejamento estratégico organizacional
1.3.5. Primeira versão do planejamento estratégico organizacional
1.4. Diretrizes organizacionais
1.4.1. Negócio ou atividade da organização
1.4.2. Missão da organização
1.4.3. Visão da organização
1.4.4. Valores da organização
1.4.5. Políticas da organização
1.4.6. Objetivos da organização
1.4.7. Modelagem dos processos ou procedimentos operacionais da organização
1.5. Análises organizacionais
1.5.1. Análise das funções organizacionais
1.5.2. Análise da estrutura organizacional
1.5.3. Análise do modelo de gestão da organização
1.5.4. Análise dos ambientes da organização
1.5.5. Análise setorial da organização
1.5.6. Análise dos fatores críticos de sucesso da organização
1.5.7. Análise dos sistemas de informação e da tecnologia da informação da organização
1.5.8. Outras análises relacionadas com a organização
1.6. Estratégias organizacionais
1.6.1. Conceito e tipos de estratégia
1.6.2. Cenários de posicionamentos estratégicos ou macroestratégias
1.6.3. Estratégias da organização
1.6.4. Planos de ação das estratégias da organização
1.6.5. Análise de custos, benefícios, riscos e viabilidade
1.6.6. Mapeamento financeiro da organização
1.7. Controles organizacionais e gestão do planejamento
1.7.1. Níveis de controles do planejamento e da organização
1.7.2. Meios de controles do planejamento e da organização
1.7.3. Periodicidades do projeto de planejamento estratégico organizacional
1.7.4. Gestão do projeto de planejamento estratégico organizacional
1.8. Planejamento estratégico público
2. PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES, CONHECIMENTOS E INFORMÁTICA
2.1. Sistema, dado, informação e conhecimento
2.2. Características da informação
2.3. Informação oportuna e personalizada
2.3. Sistema de informação
2.4. Sistema de informação
2.4.1. Classificações de sistemas de informação
2.4.2. Modelo dinâmico dos sistemas de informação
2.4.3. Modelo decisório dinâmico
2.5. Sistemas de conhecimentos
2.6. Modelo de informações e mapas de conhecimentos
2.7. Informática ou tecnologia da informação
2.8. Conceitos e relevância do planejamento de informações, conhecimentos e informática
2.9. Metodologias e implementação do planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimentos e da informática
2.9.1. Metodologias de planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimentos e da informática
2.9.2. Implementação do planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimentos e da informática
2.10. Integração dos planejamentos
2.11. Alinhamento estratégico dos planejamentos
3. PROJETO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTOS E INFORMÁTICA
3.1. Premissas e justificativas do projeto
3.2. Equipe multidisciplinar do projeto
3.2.1. Patrocinador do projeto
3.2.2. Gestor do projeto
3.2.3. Equipe cliente ou usuária do projeto
3.2.4. Equipe técnica do projeto
3.2.5. Outros componentes
3.3. Estrutura do projeto
3.3.1. Capa do projeto
3.3.2. Apresentação do projeto e da organização
3.3.3. Desenvolvimento do projeto
3.4. Partes e fases do projeto
3.5. Parte 1. Elaborar fase 0 do projeto
3.5.1. Organizar, divulgar e capacitar
3.6. Parte 2. Revisar o planejamento estratégico organizacional
3.6.1. Identificar objetivos, estratégias e ações organizacionais
3.7. Parte 3. Planejar informações e conhecimentos
3.7.1. Identificar informações e conhecimentos organizacionais
3.8. Parte 4. Avaliar e planejar sistemas de informação e de conhecimentos
3.8.1. Avaliar sistemas de informação e de conhecimentos
3.8.2. Planejar sistemas de informação e de conhecimentos
3.9. Parte 5. Avaliar e planejar tecnologia da informação
3.9.1. Avaliar tecnologia de informação
3.9.2. Planejar tecnologia de informação - software
3.9.3. Planejar tecnologia de informação - hardware
3.9.4. Planejar tecnologia de informação - sistemas de telecomunicação
3.9.5. Planejar tecnologia de informação - gestão de dados e informação
3.9.6. Avaliar infra-estrutura paralela
3.9.7. Planejar infra-estrutura paralela
3.9.8. Organizar a unidade da tecnologia da informação
3.10. Parte 6. Avaliar e planejar recursos humanos
3.10.1. Avaliar recursos humanos
3.10.2. Planejar recursos humanos
3.11. Parte 7. Priorizar e custear o projeto
3.11.1. Estabelecer prioridades e necessidades
3.11.2. Avaliar impactos
3.11.3. Elaborar plano econômico-financeiro
3.12. Parte 8. Executar o projeto
3.12.1. Elaborar planos de ação
3.13. Parte 9. Gerir o projeto
3.13.1. Gerir, divulgar, documentar e aprovar
3.14. Planejamento de informações públicas
4. RELAÇÕES DO PROJETO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTOS E INFORMÁTICA COM Cobit, ITIL e PMBOK / PMI ™
4.1. Relações do projeto de planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática com o CobiT ™
4.1.1. CobiT - Planejamento e organização
4.1.2. CobiT - Aquisição e implementação
4.1.3. CobiT - Entrega e suporte
4.1.4. CobiT - Monitoração e avaliação
4.2. Relações do projeto de planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática com a ITIL ™
4.2.1. ITIL - Gestão de processos
4.3. Relações do projeto de planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática com a gestão de projetos PMBOK / PMI ™
4.3.1. PMBOK / PMI - Fases e processos do gerenciamento de projetos
4.3.2. PMBOK / PMI - Áreas do conhecimento
Vendas
Diretamente com a Editora Atlas - GEN (11) 5080-0770 - (11) 5080-0751 www.grupogen.com.br
(digite esse código no site de compras o Cupom de 20% de DESCONTO: DAREZENDE)
Em Curitiba-PR
Livrarias Curitiba (41 3330.5000 ou 0800 643 9697 ) www.livrariascuritiba.com.br
Cobra em torno de R$ 9,00 para entregar livros no local desejado (escritório, residência, etc.).
Sugestões
Para sugestões, contribuições, críticas e contato:
Fone 55 xx (41) 9974-1168 - Curitiba - Paraná - Brasil
ou use o e-mail do autor: Denis Alcides Rezende -
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Os professores podem solicitar transparências do livro e roteiro para Projetos (identifique-se e solicite via e-mail).