Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informação Empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2013. Autores: Denis Alcides Rezende. Aline França de Abreu.
Informação da Imagem
Livro: Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informação Empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2013. (ISBN: 978 85 224 7548 3). Autores: Denis Alcides Rezende. Aline França de Abreu.
Relata sobre conceitos, metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação (nos níveis operacional, gerencial e estratégico) que contribuem com as organizações (privadas e públicas) nas atividades de concepção, desenvolvimento e implantação de projetos de sistemas, gestão de informações e gestão de informática.
O objetivo principal do livro é descrever como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes (usuários de informática), que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como, softwares ERP, SAD e EIS, Banco de Dados, Data Warehouse, Inteligência Artificial, Data Mining, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras.
Está transcrita nesta obra grande parte da experiência em informática e em gestão da tecnologia da informação dos autores, adquirida desde 1980 nas pesquisas acadêmicas, em sala de aula e nos trabalhos de consultoria em diferentes empresas.
O livro está dividido em seis partes: Empresa e sistemas; Tecnologia da informação; Papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas; Processo de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação empresariais; Integração, alinhamento, qualidade e divulgação da informação, do conhecimento e da inteligência nas organizações; Tecnologia da informação aplicada no governo e nas organizações públicas.
A quinta edição contemplou as contribuições recebidas dos leitores, principalmente dos professores e profissionais que adotaram essa obra em diversas escolas e organizações. As principais atualizações dessa edição estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (ou organizacional), das informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas.
A sexta edição contém atualizações relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (ou organizacional), com as características e modelos de informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas e com a gestão e continuidade de projetos de tecnologia da informação (PMI, ITIL e COBIT ™)
A elaboração da sétima e oitava edições desse livro contemplou as contribuições recebidas dos leitores, principalmente dos professores e profissionais que adotaram esta obra em diversas escolas e organizações. As principais atualizações desta edição estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (organizacional), com as características e modelos de informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas. Um novo capítulo foi adicionado enfatizando a Fase Zero de Projetos de Sistemas de Informação.
A nona edição adicionou um novo capítulo relacionado com a tecnologia da informação aplicada no governo e nas organizações públicas, destacando os temas de gestão pública, gestão urbana e gestão municipal e os projetos de governo eletrônico e de cidade digital estratégica.
Destaques do livro:
O livro tem dois temas fundamentais: Sistemas de Informação Empresariais
e Tecnologia da Informação.
A nona edição foi amplamente revisada e complementada.
O livro contém os capítulos:
PARTE I – EMPRESA E SISTEMAS
1. SISTEMA EMPRESA
1.1. Teoria geral de sistemas
1.2. Sistemas e empresas
1.3. Empresas
1.4. Funções empresariais
1.5. Sistemas empresariais abertos e fechados
1.6. Organização para informatização
2. INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2.1. Sistemas de Informação
2.2. Subsistemas de informação
2.3. Ciclo de vida
PARTE II – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
3. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
3.1. Gestão da Tecnologia da Informação
3.2. Hardware e seus dispositivos e periféricos
3.3. Software e seus recursos
3.4. Sistemas de telecomunicações
3.5. Gestão de dados e informação
PARTE III – O PAPEL ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
4. INFORMAÇÃO EMPRESARIAL
4.1. Valor da informação
4.2. Desafio dos sistemas de informação nas empresas
4.3. Papel estratégico da informação e dos sistemas nas empresas
4.4. Sistemas de informação e organizações
4.5. Aspectos comportamentais e políticos da informação
4.6. Modelo de informações empresariais
5. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
5.1. Níveis da informação e de decisão empresarial
5.2. Classificação dos sistemas de informação segundo suporte a decisões
5.3. Classificação dos sistemas de informação segundo abrangência da organização
5.4. Sistemas de informação de qualidade
5.5. Procedimentos e informação
5.6. Modelo convencional de sistemas de informação
6. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
6.1. Introdução à estratégia empresarial
6.2. Missão, gestão e estratégias de informações
6.3. Introdução ao planejamento estratégico empresarial
6.4. Políticas empresariais e de informações
6.5. Introdução ao planejamento estratégico de informações e de informática
6.6. Cultura de informações e de informática
7. DINÂMICOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
7.1. Sistemas de informação gerencial e estratégico
7.2. Modelos decisórios executivos
7.3. Informações executivas e funções empresariais
7.4. Produtos ou informações para gestão
7.5. Modelo dinâmico dos sistemas de informação empresariais
8. TECNOLOGIAS APLICADAS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
8.1. Informações e tecnologias
8.2. Executive information systems - EIS
8.3. Sistema de apoio a decisões - SAD
8.4. Enterprise resource planning - ERP
8.5. Bando de dados - BD
8.6. Inteligência artificial - IA
8.7. Outras tecnologias aplicadas a sistemas de informação
PARTE IV – O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
9. METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO E DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
9.1. Conceitos de metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação
9.2. Fases da metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação
9.3. Avaliação, manutenção e documentação de sistemas de informação
9.4. Detalhamento do desenvolvimento de sistemas de informação
9.5. Métodos alternativos de desenvolvimento de sistemas de informação
9.6. Avaliação de sucesso e/ou fracasso na implantação de sistemas de informação
9.7. Aquisição ou desenvolvimento de sistemas de informação
10. FASE ZERO, GESTÃO E CONTINUIDADE DE PROJETOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
10.1. Fase 0 - Organização, divulgação e capacitação no projeto de sistema de informação e tecnologia da informação
10.2. Relações do sistema de informação com gestão e continuidade de projetos de tecnologia da informação (COBIT, ITIL e PMBOK / PMI™)
PARTE V – INTEGRAÇÃO, ALINHAMENTO, QUALIDADE E DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO E DA INTELIGÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES
11. INTEGRAÇÃO, QUALIDADE E DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO
11.1. Integração da informação
11.2. Qualidade e produtividade da informação
11.3. Divulgação da informação
11.4. Informação personalizada e oportuna
12. CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA E ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL
12.1. Gestão do conhecimento e sistemas de conhecimento
12.2. Inteligência organizacional e alinhamento estratégico
PARTE VI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA NO GOVERNO E NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
13 GESTÃO PÚBLICA, GOVERNO ELETRÔNICO E CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA
13.1 Gestão pública, gestão urbana e gestão municipal
13.2 Governo eletrônico
13.3 Cidade digital estratégica
Vendas
Diretamente com a Editora Atlas - GEN (11) 5080-0770 - (11) 5080-0751 www.grupogen.com.br
(digite esse código no site de compras o Cupom de 20% de DESCONTO: DAREZENDE)
Em Curitiba-PR
Livrarias Curitiba (41 3330.5000 ou 0800 643 9697 ) www.livrariascuritiba.com.br
Cobra em torno de R$ 9,00 para entregar livros no local desejado (escritório, residência, etc.).
Sugestões
Para sugestões, contribuições, críticas e contato:
Fone 55 xx (41) 9974-1168 - Curitiba - Paraná - Brasil
ou use o e-mail do autor: Denis Alcides Rezende -
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Os professores podem solicitar transparências do livro e roteiro para Projetos (identifique-se e solicite via e-mail).