Minha História PDF Imprimir E-mail

Nasci em Lagoa Vermelha (interior do Rio Grande do Sul, entre Vacaria e Passo Fundo) em uma casa simples e com ajuda de uma parteira. Filho de pai "peão" (mecânico) e de mãe "do lar" (semi-alfabetizados).

Comecei a trabalhar aos 8 anos de idade na Usina da COPEL de Salto Osório-PR como: entregador de compras de supermercado com "gaióta" (carrinho de madeira); vendedor de doces com uma caixa de papel de sapato; e como engraxate de sapatos.

Aos 11 anos em Lote Grande-PR trabalhei como colhedor e plantador de grama.

Aos 12 anos em Medianeira-PR (já com Carteira de Trabalho registrada) trabalhei como: auxiliar de serviços gerais; entregador de roupas para lavanderia com bicicleta; auxiliar de porteiro de hotel; atendente de bar; garçom de restaurante (incluindo limpezas em geral, até de banheiro).

Saí da casa dos meus pais aos 12 anos (morava nos locais de trabalho).

Aos 13 anos em Foz do Iguaçu-PR trabalhei em um clube recreativo como auxiliar de serviços gerais, auxiliar de cobrança e auxiliar na secretaria.

Aos 15 anos em Curitiba-PR trabalhei de atendente de lanchonete (na Praça Tiradentes) por 3 meses.

Em abril de 1979 (15 anos de idade) comecei a trabalhar na Inepar S.A. como aprendiz de recursos humanos e posteriormente como estagiário e programador de informática (até os 21 anos).

Fui para o Exército Brasileiro no serviço militar durante o ano de 1982 como Aluno do NPOR em Curitiba-PR. Fiz estágio como Aspirante a Tenente R2 em Rio Negro-PR durante 45 dias em 1983. (Fui Lobinho e Escoteiro dos 7 as 18 anos).

Dos 15 aos 20 anos morei em casa de estudantes (LAJEL - Lar do Jovens Estudantes Luteranos de Curitiba). 

Nunca parei de estudar, de aprender, de ouvir e trabalhar ... (era um princípio do meu velho e insubstituível pai).