Planejamento Estratégico para Empresas Privadas PDF Imprimir E-mail

9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria) 

O projeto de Planejamento Estratégico para Empresas Privadas é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.

Pode ser elaborado por meio de diferentes e complementares técnicas administrativas com o total envolvimento das pessoas da organização e eventualmente de pessoas do meio ambiente externo à organização. É uma forma participativa e contínua de pensar a organização no presente e no futuro. É um recurso indispensável para a tomada de decisão na organização.

Está relacionado com o sucesso para as organizações privadas e com a satisfação de seus gestores, clientes e consumidores.

Também pode ser chamado de plano de negócios, pois pode incluir o detalhamento dos planos: de operação dos processos ou serviços (ou operacional de desenvolvimento dos processos organizacionais, incluindo a logística, os recursos humanos e os critérios de qualidade, produtividade e efetividade); de marketing (ou comercial ou de vendas); e plano financeiro.

Como a administração é a ciência que estuda as organizações e seu meio ambiente e gestão é a aplicação dessa ciência, o planejamento é um dos principais instrumentos para gerir as organizações. Nesse sentido o planejamento está relacionado com as atitudes pelas quais as organizações e as pessoas realizam ações utilizando métodos, técnicas, normas e recursos.

A metodologia é composta por fases e subfases: Diretrizes Organizacionais (Negócio ou atividade da organização, Produtos ou serviços, Mercado alvo, Local de atuação, Missão, Visão, Valores, Políticas, Objetivos da organização e Modelagem dos processos; Análises Organizacionais (Funções organizacionais, Estrutura organizacional, Modelo de gestão, Forças e fraquezas, Oportunidades e ameaças, Clientes ou compradores, consumidores e potenciais, Fornecedores, Concorrentes, Produtos ou serviços substitutos, Fatores críticos de sucesso, Sistemas de informação e da tecnologia da informação da organização e Outras análises); Estratégias Organizacionais (Cenários de posicionamentos estratégicos ou macroestratégias, Estratégias da organização, Planos de ações, Análise de custos, benefícios, riscos e viabilidade e Mapeamento financeiro da organização); Controles Organizacionais e Gestão do Planejamento (Níveis de controles, Meios de controles, Período de validação; Período de revisão e Gestão do projeto de planejamento estratégico).

Metodologia do projeto de “Planejamento Estratégico para Empresas Privadas”:

Essa metodologia pode ser alterada ou adaptada para cada projeto e para cada empresa privada.

Livro base: Planejamento estratégico público ou privado: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. São Paulo: Atlas. Autor: Denis Alcides Rezende.