Planejamento Estratégico para Municípios e Prefeituras PDF Imprimir E-mail

9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria)
(Inexigibilidade nas Prefeituras do Estado de São Paulo - TCE-SP 30519/026/2009)

O projeto de Planejamento Estratégico para Municípios e Prefeituras é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações do município e da prefeitura.

Pode ser elaborado por meio de diferentes e complementares técnicas administrativas com o total envolvimento dos atores sociais, ou seja, munícipes, gestores locais e demais interessados no município.

É formalizado para e articular políticas federais, estaduais e municipais visando produzir resultados no município e gerar qualidade de vida adequada aos seus munícipes. É um projeto urbano global que considera os aspectos sociais, econômicos e territoriais. É uma forma participativa e contínua de pensar o município no presente e no futuro.

Pode contemplar eixos e temáticas municipais, por exemplo, eixo econômico (ciência, tecnologia e inovação; turismo; serviços; comércio; agricultura; indústria), eixo social (habitação; saúde; segurança; social; esporte; lazer; educação; cultura), eixo infra-estrutura e meio ambiente (transporte; serviços públicos; meio ambiente; urbana e rural).

Os planejamentos nos municípios podem compreender os seguintes instrumentos integrados: plano plurianual municipal; plano diretor municipal; planejamento estratégico municipal; políticas municipais (incluindo programa de governo); projetos participativos municipais; planejamento de recursos humanos; e planejamento de informações e tecnologias:

A metodologia é composta por fases e subfases: Análises estratégicas municipais (Análise dos ambientes municipais, Análise das forças, fraquezas e potencialidades municipais, Análises externas ao município e Análise das oportunidades e riscos ao município); Análises da administração municipal (Ambiente de tarefa municipal, Serviços e funções municipais, Sistemas de informação e tecnologia da informação, Análise do modelo de gestão da prefeitura); Diretrizes estratégicas municipais (Visão, Vocações, Valores ou princípios do município e dos cidadãos, Objetivos municipais); Diretrizes da administração municipal (Missão da prefeitura, Atividades municipais, Políticas municipais, Procedimentos operacionais); Estratégias municipais, Ações municipais e Viabilização das estratégias e ações municipais; Controles municipais e gestão do planejamento (Níveis e Meios de controles municipais, Periodicidade e Gestão do planejamento estratégico municipal).

Metodologia do projeto de “Planejamento Estratégico para Municípios e Prefeituras”:

Essa metodologia pode ser alterada ou adaptada para cada projeto e para cada município, cidade ou prefeitura.

Livros-referência:

 

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de estratégias e informações municipais para cidade digital: guia para projetos em prefeituras e organizações públicas. São Paulo: Atlas, 2012. (ISBN: 978 85 224 7101 0).