Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação PDF Imprimir E-mail

9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria)

O projeto de Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação de organizações é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para modelar informações e conhecimentos, avaliar e propor sistemas de informação, avaliar e propor tecnologias da informação para a organização.

É um instrumento indispensável para a tomada de decisão na organização alinhando os recursos da tecnologia da informação com o negócio ou atividade da organização com conceitos de inteligência organizacional.

Também já foi chamado de Plano Diretor de Informática.

A metodologia é composta de 9 partes, com suas respectivas fases e subfases.
A parte 1. Elaborar Fase 0 contempla a fase a.Organizar, divulgar e capacitar.
A parte 2. Revisar o planejamento estratégico da organização contempla a fase: b. Identificar objetivos, estratégias e ações organizacionais.
A parte 3. Planejar informações e conhecimentos contempla as fases: c. Modelar informações; d. Mapear conhecimentos organizacionais.
A parte 4. Avaliar e planejar sistemas de informação e de conhecimentos contempla as fases: e. Avaliar sistemas de informação e de conhecimentos; f. Planejar sistemas de informação e de conhecimentos.
A parte 5. Avaliar e planejar tecnologia da informação contempla as fases: g. Avaliar tecnologia de informação; h. Planejar tecnologia de informação – software; i. Planejar tecnologia de informação – hardware; j. Planejar tecnologia de informação – sistemas de telecomunicação; k. Planejar tecnologia de informação – gestão de dados e informação;  l. Avaliar infra-estrutura paralela; m. Planejar infra-estrutura paralela; n. Organizar unidade da tecnologia da informação.
A parte 6. Avaliar e planejar recursos humanos contempla as fases: o. Avaliar recursos humanos; p. Planejar recursos humanos.
A parte 7. Priorizar e custear o projeto contempla as fases: q. Estabelecer prioridades e necessidades; r. Avaliar impactos; s. Elaborar plano econômico-financeiro.
A parte 8. Executar o projeto contempla a fase: t. Elaborar planos de ação.
A parte 9. Gerir o projeto contempla a fase: u. Gerir, divulgar, documentar e aprovar. Cada uma dessas fases é composta por uma ou mais subfases.

Metodologia do projeto de “Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)”:

Essa metodologia pode ser alterada ou adaptada para cada projeto e para cada empresa privada, organização pública ou prefeitura.

Livros Base: