Inteligência Organizacional ou Organizational Business Intelligence (OBI) PDF Imprimir E-mail

9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria)

O projeto de Inteligência Organizacional ou Organizational Busines Intelligence (OBI) contempla diversos projetos integrados da organização (privada ou pública).

O termo inteligência organizacional é oriundo do termo inteligência empresarial. Onde inicialmente foi definido como um sistema de monitoramento de informações internas e externas direcionadas ao sucesso das organizações. A inteligência organizacional leva em conta a teoria da cognição, a teoria humanista e a teoria social, integrando a capacidade das pessoas na solução de problemas, a convivência dos seres humanos e o saber fazer, considerando os lados social e profissional.

Conceitua-se inteligência organizacional como o somatório dos conceitos de inovação, criatividade, qualidade, produtividade, efetividade, perenidade, rentabilidade, modernidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento (Denis Alcides REZENDE, 2002 - Tese Doutorado).

Os estudos relacionados com Organizational Business Intelligence (OBI) evidenciam a inteligência organizacional como um modelo de gestão de organizações privadas ou públicas, elaborado como um personalizado, abrangente, longo e complexo projeto organizacional.

O desafio está na formalização e compartilhamento de objetivos, estratégias, ações, informações e conhecimentos "inteligentes" focados no negócio privado ou na atividade pública.

Um Projeto de Modelo OBI deve ser realizado de forma personalizada para cada Organização (privada ou pública) que considera a elaboração efetiva e a gestão integrada de estratégias, planejamentos, projetos, processos organizacionais e respectivos recursos humanos adequados. Os principais projetos são:

  • planejamento estratégico da organização;
  • planejamento de informações;
  • planejamento de conhecimentos;
  • planejamento de sistemas de informação;
  • planejamento da tecnologia da informação;
  • processos organizacionais;
  • perfil dos recursos humanos;
  • projetos de inovação, criatividade, qualidade, produtividade, efetividade, perenidade, rentabilidade ou sustentabilidade financeira, modernidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento;
  • gestão de projetos e escritório de projetos e processos.

Modelo de Projeto OBI - Organizational Business Intelligence (OBI) 
Inteligência Organizacional como Modelo de Gestão da Organização

 

Tais projetos facilitam a elaboração dos “modelos de informações” que formalizam dados para uma base única, e por meio de um Software BI, sugerem "decisões inteligentes" para os gestores da organização. Parte-se do princípio que Organizational Business Intelligence (OBI) é um modelo de gestão para as organizações, onde o Software BI é um instrumento de apoio à gestão inteligente das organizações.

Os “modelos de informações” são documentos (ou softwares) que descrevem todas as informações necessárias para gestão da organização. Sejam triviais, oportunas ou personalizadas, as informações necessárias podem ser estruturadas em níveis ou tipos de informações (estratégica, gerencial e operacional). Tais informações podem estar distribuídas nas funções organizacionais (privadas ou públicas) e desmembradas em seus respectivos módulos ou subsistemas.

Acesse texto adicional sobre Inteligência Organizacional (privada ou pública).

Livros Base: