Outros Projetos de Consultoria PDF Imprimir E-mail

9D Educação e Consultoria em Informação e Estratégia (treinamento e assessoria)

Gestão da Tecnologia da Informação, Cidade Digital Estratégica, Governo Eletrônico, Co-Gestão, Sistemas de Conhecimentos e projetos correlatos

O projeto Gestão da Tecnologia da Informação pode ser implementado na organização após a elaboração dos projetos Planejamento Estratégico de Informações Organizacionais ou Públicas ou Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação e a implementação dos seus respectivos Planos de Ações e Planos de Controles da Tecnologia da Informação.

O projeto de Cidade Digital Estratégica ou de Governo Eletrônico é a adaptação para os governos Estaduais ou Municipais dos projetos de Planejamento Estratégico (estadual, municipal ou da prefeitura), do Planejamento Estratégico de Informações Organizacionais ou Públicas, do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informações.

O projeto de Co-gestão contempla a gestão com menor número de horas semanais dedicadas a prestação de serviços de consultoria permanente, onde um consultor assume o papel de um funcionário na gestão de uma atividade, um projeto ou uma unidade organizacional. Por exemplo: co-gestão da implementação do projeto de planejamento estratégico da organização (privada, pública ou do município); co-gestão do projeto de planejamento de informações ou da tecnologia da informação; co-gestão do departamento de planejamento estratégico ou do departamento da tecnologia da informação da organização, etc.

O projeto de Sistemas de Conhecimentos elabora o mapeamento e a sistematização dos conhecimentos das pessoas na organização, transformando os conhecimentos tácitos (das pessoas) em conhecimentos explícitos (formalizados em documentos ou softwares) para uso coletivo e participativo por todos na organização. Seu objetivo é preservar e compartilhar o conhecimento das pessoas por meio de instrumentos permanentes de “Gestão do Conhecimento” na organização.

Outros projetos correlatos aos aqui descritos também podem ser elaborados de forma personalizada para as organizações interessadas, por meio de uma metodologia específica.

Em conjunto com o cliente, para cada projeto é elaborada a Fase 0 - Organização, Divulgação e Capacitação onde são formalizadas  personalizadamente as subfases:
0.1. Entender a organização para o projeto;
0.2. Conhecer o local do projeto;
0.3. Adotar conceito do projeto;
0.4. Definir o objetivo do projeto;
0.5. Definir a metodologia do projeto;
0.6. Definir equipe multidisciplinar (comitê) do projeto;
0.7. Divulgar o projeto;
0.8. Capacitar os envolvidos no projeto;
0.9. Definir instrumentos de gestão do projeto;
0.10. Elaborar plano de trabalho do projeto [e orçamento].

Livros Base: